Princípios

Como pensamos

Nossos Princípios Gerais, que resumem como pensamos e agimos, abrem nossos Cânones.

PRINCÍPIOS GERAIS

Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

A Igreja Batista Unida surge, a princípio como Igreja Protestante Unida – IPRU, a partir da união de irmãos de diversas correntes protestantes, não sendo uma união de instituições, mas de corações reunidos pelo Espírito Santo, formando uma comunidade distinta e diversificada de cristãos que se reúnem como uma Igreja, unindo fé e ação, inspirados pela oração de Nosso Senhor Jesus Cristo "para que todos sejam um" (Jo. 17:21), sendo sua data de fundação eclesiástica 31 de outubro de 2017, em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante.

A Igreja Batista Unida se reconhece com parte da Igreja Una, Santa, Católica (Universal) e Apostólica. Declara ser protestante na medida em que mantém, dentro da Igreja Católica (Universal), o testemunho da Reforma Protestante do século XVI e de suas manifestações teológicas e litúrgicas dos séculos vindouros. Identifica-se com a riqueza da tradição batista que zela pelas liberdades essenciais, como a separação entre Igreja e Estado, a liberdade de consciência, a livre interpretação da Bíblia, a liberdade congregacional e a liberdade religiosa para todas as pessoas.

Cânon 1 – As Sagradas Escrituras e os Credos são os meios pelos quais os ensinamentos de Cristo foram transmitidos a seus/as seguidores/as. São fundamentais, verdadeiros e suficientes como base para o entendimento correto e a adequada conduta.

Cremos que as Sagradas Escrituras, Primeiro e Segundo Testamentos, são nossa regra de fé e prática, que "contêm todas as coisas necessárias para a salvação", sem crer que devam ser interpretadas literalmente. São inspiradas apenas em um sentido geral e não podem de forma alguma ser consideradas verbalmente infalíveis.

Cremos na centralidade das Sagradas Escrituras, e nos sentimos chamados a lê-la criticamente e estudá-la com reflexão, levando em conta a história e os antecedentes em que foi escrita e interpretamos seu significado para nós mesmos, dentro da comunidade da Igreja.

Essa Fé é exposta de modo sistematizado no Credo dos Apóstolos, no Credo de Nicéia e no Credo Atanasiano, resumos fiéis da verdade bíblica essencial. Nós recebemos as decisões dos Quatro primeiros Concílios Ecumênicos (Niceia I, Constantinopla I, Éfeso e Calcedônia). Acolhemos como documentos históricos orientadores e como sinal da unidade entre nós a Confissão de Fé da Guanabara (1557), a Declaração Teológica de Barmen (1934), a Concórdia de Leuenberg (1973) e a Confissão de Belhar (1982). E ainda a Carta de Ribeirão Preto/Lins (2017/2024), além de ser um documento orientador e sinal da unidade entre nós, vem a ser um documento que nasceu por iniciativa desta Igreja e que ajuda a esclarecer o seu pensamento teológico e doutrinário na atualidade.

A Igreja Batista Unida não possui rígida formulação de doutrina ou apego a crenças ou estruturas. Dessa forma, os credos, confissões e afirmações de fé têm por finalidade os "testemunhos de fé" - em torno dos quais a Igreja se reúne - em vez de "regras de fé", como uma prescrição rígida e necessária de doutrina, pois seu credo primordial é o amor.

A Igreja Batista Unida estuda e se identifica com várias abordagens feitas ao longo da história do Cristianismo sobre os mais variados temas, porém, nenhuma dessas abordagens substitui a Bíblia Sagrada, que aceitamos como a palavra inspirada de Deus, fonte primordial da Fé Cristã, sem crer que deva ser interpretada literalmente. Ressaltando que esta inspiração significa que a Bíblia foi produzida a partir da profunda experiência de pessoas com Deus, porém não pode de forma alguma ser considerada verbalmente infalível.

No entanto, mesmo reconhecendo que as afirmações humanas sobre a natureza de Deus e na Sua contínua revelação de Si mesmo são insuficientes para expressar toda a verdade a respeito d'Ele, a Igreja Batista Unida encoraja a pesquisa sobre a verdade, sem medo e com a mente aberta, em todas as áreas da vida. Somos uma Igreja que não coloca nenhum limite em qualquer estudo ou investigação honesta. Somos a favor do uso da mente e da razão humanas como faculdades dadas por Deus. Confiamos que o Espírito Santo capacita a Igreja a relacionar toda a verdade pesquisada à verdade de Deus em Jesus Cristo.

Cânon 2 - Cremos que a nossa vida como cristãos deve ser ordenada de acordo com a proclamação do Evangelho, a pregação da Palavra, administração dos Sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor, e culto litúrgico baseado nas liturgias tradicionais protestantes, reconhecendo que seu uso não impede a oração livre nem a adaptação para uso local, e que a Igreja tem o direito de alterá-lo, desde que preservada a identidade litúrgica. Para que assim seja a Igreja Batista Unida manterá um Manual de Culto próprio baseado nas tradições protestantes históricas.

Cânon 3 - Cremos que a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica tem um só cabeça, o Senhor Jesus Cristo. Todos os investidos de autoridade em sua geração devem seguir o seu exemplo de humildade e a instrução de que o primeiro seja o último e o servo de todos.

Entendemos como bíblicas duas ordens de ministério cristão: diáconos/as e presbíteros/as, sendo a ordem dos/as bispos/as um desdobramento histórico da ordem dos/as presbíteros/as.

Reconhecemos que desde os tempos antigos certas responsabilidades delegadas a determinados presbíteros os colocaram em posição distinta, como bispos. Nesse sentido, acreditamos em um "episcopado histórico", composto por pessoas chamadas para preservar a doutrina e a comunhão, assim chamada, apostólica, sendo esta pessoa no nosso caso o/a Presidente/a da Igreja, comumente conhecido/a como Ministro/a Sênior, Presidente ou Titular, chamado/a entre nós de Bispo/a.

A Igreja Batista Unida adere ao Governo Congregacional, visto ser uma Igreja soberana e autônoma e não sendo subordinada a nenhuma outra Igreja, e reconhece ser um modelo de governo eclesiástico Histórico, não como de direito divino, mas como uma forma muito antiga de governo da Igreja, reconhecendo como sendo o sistema de governo bíblico das primeiras comunidades cristãs, sendo rejeitada a afirmação de que a Igreja de Cristo existe numa única ordem de governo eclesiástico. Dessa forma o papel fundamental do/a Bispo/a, seu Ministro Presidente, consiste em exercer a supervisão pastoral e doutrinária, agindo como orientador/a e facilitador/a e não como agente normativo e/ou prescritivo na Igreja.

Cremos que os Concílios da Igreja são um meio necessário de determinação da vontade divina para a Igreja e que seu consenso não deve ser ignorado, suprimido, ou manipulado por aqueles que são ordenados e possuem ofícios específicos.

Adotamos 3 (três) princípios especiais que desejamos reproduzir em nossa Igreja:

I. Liberdade: para sermos e desfrutarmos de tudo o que Deus nos proporcionou através de Cristo, da Igreja e da criação.

II. Unidade na Diversidade: o que é totalmente contrário à uniformidade. A beleza e riqueza da unidade estão justamente na diversidade. Saber conviver e se enriquecer com o diferente é sinal de maturidade cristã.

III. Catolicidade: que significa "universalidade". A obra de Deus, em Cristo, tem um caráter universal e envolve a todos e a todas. É a catolicidade que nos impulsiona ao ecumenismo. A fraternidade com o mundo, nossa "casa comum" (oikos).

Cânon 4 - A Igreja Batista Unida se propõe a cumprir a Grande Comissão por meio da proclamação do Evangelho, do estabelecimento de congregações e pontos de pregação, do apoio às missões e da educação cristã de crianças, jovens, adultos, leigos e ordenados.

Cânon 5 - A Igreja Batista Unida se propõe a falar publicamente da liberdade e da dignidade de cada pessoa como criada à imagem de Deus. Da proteção aos enfermos, às crianças, idosos, marginalizados, minorias e pelo casamento de pessoas adultas, independentemente da cor, raça, condição ou orientação sexual, daqueles que o contrai.

Cânon 6 - No esforço para preservar um testemunho Protestante, a Igreja Batista Unida se compromete a ensinar que:

I. A Igreja de Cristo existe em mais de uma ordem ou forma de política eclesiástica;

II. A mesa do Senhor não é um altar em que o corpo e o sangue de Jesus são oferecidos de novo; nem que a presença de Cristo na Ceia do Senhor se dê pela transubstanciação do pão e do vinho;

III. Os/as presbíteros/as cristãos não são "sacerdotes/sacerdotisas" em outro sentido diferente daquele em que cada crente é "um sacerdócio real".

IV. O episcopado não é uma ordem bíblica especial e distinta da ordem presbiteral;

V. A Igreja Batista Unida crê que o Espírito Santo fala à Igreja por meio da Palavra de Deus. Os livros canônicos do Primeiro e Segundo Testamentos constituem a completa revelação de Deus à humanidade. Nós rejeitamos as teorias de interpretação bíblica que justificam a colocação de significados pessoais e privados sobre o texto bíblico;

VI. A Igreja Batista Unida crê que o Espírito Santo é quem opera a regeneração. Mas rejeita o ensino do "Batismo pelo Espírito Santo" como uma "segunda bênção", que segundo seus propagadores, separa os crentes em duas categorias, uma espiritual e outra carnal. Cremos que os dons do Espírito Santo são dados separadamente e segundo sua vontade. Rejeitamos, por conseguinte, que qualquer dom do Espírito Santo seja prerrogativa de todos os cristãos;

VII. Rejeitamos, portanto, que o dom do Apostolado continuou para além da primeira geração da Igreja, ou seja, que a sucessão apostólica resida sobre indivíduos.

Cânon 7 - A Igreja Batista Unida tem como características norteadoras:

I. Engajamento de compromisso com a transformação social, a partir dos ensinamentos evangélicos, declarando-se a favor de uma sociedade justa;

II. Comprometimento integral com atitudes e práticas ecumênicas e de diálogo inter-religioso, com uma prática eclesial inclusiva (acolhedora) em favor de todas as minorias, tendo assim uma espiritualidade inclusiva, equitativa e ecumênica;

III. Rejeição de todas as formas de imperialismo, violência física, econômica, psicológica ou outra;

IV. Promoção de ações em favor da Declaração Universal de Direitos Humanos, com a finalidade de fazer o Reino de Deus presente aqui e agora;

V. Acolhimento a sua mesa de todos os que nos procurarem, não se importando com quem é ou onde está em sua jornada espiritual, pois os dons de Deus são gratuitos!

VI. Afinada com a nossa trajetória histórica como cristãos, protestantes, ecumênicos, se identifica com a tradição da Reforma Protestante do Século XVI nos seus princípios teológicos: SOMENTE CRISTO, SOMENTE A ESCRITURA, SOMENTE A GRAÇA e SOMENTE A FÉ.

Cânon 8 - A Igreja Batista Unida é um grupo acolhedor de pessoas que permite que cada um seja da sua forma, respeitando a individualidade de cada pessoa, sendo isto característica de uma comunidade que foi criada por pessoas de diferentes tradições protestantes que se uniram em uma única Igreja.

A Igreja Batista Unida sendo afiliada a Aliança de Batistas do Brasil(ABB) compartilha com esta uma rica história de inclusão. Assim na mesma linha de pensamento da Aliança de Batistas do Brasil (ABB) nossa Igreja é identificada com a riqueza da tradição batista, que é comprometida com a defesa das liberdades essenciais: como a "Livre Interpretação da Bíblia", a "Liberdade, Congregacional" e a "Liberdade Religiosa" para todas as pessoas. Assim como a Aliança de Batistas do Brasil (ABB) a Igreja Batista Unida tem um caráter ecumênico, um encorajamento aberto para que cada indivíduo encontre sua própria teologia e fé pessoal, e trabalha na construção de uma sociedade justa, plural e democrática. Como parte integrante da Aliança de Batistas (ABB) sua carta de Compromissos e Princípios também é um documento orientador de nossas ações.

Todos/as são bem vindos/as para se juntar a nós, pois a Igreja Batista Unida pratica uma mesa aberta onde os visitantes não são obrigados a participar da comunhão conosco, mas têm total liberdade de participar se assim sentirem e desejarem. 

Aliança de Batistas do Brasil

Como parte integrante da Aliança de Batistas (ABB) sua carta de Compromissos e Princípios, a qual aderimos no momento de solicitar afiliação, passa a ser também um documento orientador de nossas ações. 


Igreja Batista Unida 
Aliança de Batistas do Brasil 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora